terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Vigia Noturno adianta alguma coisa? Isto é ilegal?

Dias atrás o rapaz que passa a noite inteira em cima de uma motocicleta, andando de lá para cá, soprando um apito, que se auto proclama "vigia noturno", tocou a campainha de casa.
Ele logo foi se apresentando como vigia noturno, dizendo que faz a ronda na rua das 20h as 06h e que estaria cobrando R$ 50,00 mensais a partir deste mês.

Fiquei indignado e ao mesmo tempo temeroso!

A pessoa aparece no final do mês de Dezembro, período onde temos gastos extras com as festas de final de ano, com uma dívida nova (não estava em nenhum planejamento financeiro) referente a um serviço que eu não solicitei. Depois iniciará o ano e chegará aquela pancada de impostos para pagar.

Aí eu me perguntei: "Tenho que pagar essa pessoa?" Até agora eu não sei. Afinal, pago os impostos em dia e tenho direito a uma rua segura. E se eu não pagar esse tal vigia? Só o fato de recusar a pagar aumentará o risco de assalto em minha residência? A minha esposa acredita que se eu recusar a pagar esse tal vigia vai "facilitar" um assalto à nossa residência.

Que segurança esta pessoa trará a minha família? Qual o poder que uma pessoa sobre uma motocicleta pode ter diante de uma gangue que assalta pessoas e residências? Na minha antiga residência, minha esposa foi assaltada na porta de casa, exatamente meia hora após o término do turno do vigia. Eu pagava o vigia mensalmente e de nada adiantou. Já li casos em que o próprio vigia noturno era o assaltante.

E em termos de CLT? Se eu pagar um valor mensal a um prestador de serviços terei que pagar férias e 13°?

Será que é legal esse tipo de serviço? Quero dizer, será que qualquer um pode aparecer do nada, tocar a campainha da sua casa e impor um serviço que você não quer?

2 comentários:

Anônimo disse...

Adianta sim. Aqui na minha cidade se o vigia não estiver presente, eles levam tudo.

Anônimo disse...

Triste Brasil. Este é um serviço da polícia. Volta Ditadura Militar! Bandido bom é bandido morto...