quarta-feira, 3 de junho de 2009

"Direitos Iguais" Desiguais

Um tema que anda na moda é a tal cota para negros. Não consigo concordar com o ponto de vista que defende esse tipo de medida.


Tenho a impressão que estão tentando corrigir um erro gerado no passado, na época da escravidão, de uma maneira totalmente equivocada. Naquele tempo os negros não tinham direito a nada, eram simplesmente escravos. Enquanto a raça branca evoluía em todas as áreas de conhecimento, a raça negra estava obrigada a não evoluir. Todos os esforços das principais mentes da raça negra eram voltados para conseguir o final da escravidão. Conseguiram, mas ainda não recuperaram o atraso. Digo isso porque, durante muitos anos, os negros, mesmo livres, não conseguiam direitos iguais. Era tudo especulação. Eles eram livres mas os brancos não os aceitavam.


Atualmente, a maioria branca nas principais instituições públicas de ensino é reflexo de tudo que eu mencionei. A maioria é branca porque muito mais brancos passaram no vestibular quando comparado com os negros. A maioria é branca porque analisando a quantidade de candidatos no vestibular, a maioria é branca. Isso não acontece porque as instituições negam vagas para os candidatos negros. Isso acontece porque os negros são minoria.


Então o mais sensato não seria atacar o problema em sua raíz? Por que os negros compõe a minoria dos candidatos de um vestibular? Simplesmente porque o ensino médio que os negros têm acesso não possui o mesmo nível em relação ao que os brancos acessam. Os brancos chegam a um vestibular com melhores condições que os negros. Isso é fato! É a realidade!


Nossos governantes sabem disso, mas não querem mudar isso. Em São Paulo, o falecido governador Mario Covas, implantou um sistema de ensino onde as crianças não repetem de ano. O ex-governador Geraldo Alckimin seguiu com este esquema e ainda hoje ele está em vigor. É cada vez mais frequente encontrarmos adolescentes da oitava série com conhecimento de primeira série. Fizeram isso para que as crianças não fosses desestimuladas. Eles pensam que uma criança quando repete de ano, abandona a escola e aumenta a estatística negativa do governo.


Sabemos que a maioria dos negros não frequentam escolas particulares e sim escolas públicas que possuem esse regime de ensino errado. Essa maioria negra é educada de uma maneira ridícula e chega a um vestibular em condições desfavoráveis em relação àqueles que frequentaram escolas particulares e que são, em sua maioria, da raça branca. Aí está o problema que deveria ser estudado, atacado e corrigido.

Ao invés disso, ficam criando cotas, cotas e mais cotas. Sabem o que vai acontecer? Essas cotas vão diminuir a qualidade do ensino. Vão tirar candidatos mais capacitados para colocarem os menos capacitados. Os alunos aprovados por cota vão ter mais dificuldades do que os demais e vão ficar pelo caminho. É a tal seleção natural. Depois de um tempo, o governo vai descobrir que aumentou o número de reprovação no ensino superior e aposto que vão diminuir a qualidade do ensino para diminuir o número de reprovações.

Os negros estão recuperando o atraso. Estão cada vez mais presentes e acredito que, em um futuro próximo, serão a maioria. E nesse futuro próximo iremos nos deparam com os brancos brigando por cotas nas faculdades! A nossa obrigação é darmos as mesmas condições de ensino para todos, independentemente da raça.

Ao invés de melhorarmos o ensino desse país estamos cada vez mais piorando!

A sociedade está distorcendo as coisas. Estamos em uma realidade em que a pessoa branca, jovem, com duas pernas, com dois braços, com a visão perfeita, com a audição perfeita, com a fala perfeita e com uma boa educação não tem os mesmos direitos que uma pessoa negra ou um índio, ou um deficiente físico ou um cego. Essa pessoa branca está ficando em desvantagem. A criação de cotas gera "direitos iguais" desiguais.

Essa pessoa branca que teve o "azar" de possuir tais características, já tinha que se esforçar pelas poucas vagas que o vestibular disponibiliza e vê a sociedade diminuindo suas chances. Daqui a pouco vamos nos deparar com pessoas trocando a cor da pele para conseguir mais facilmente uma vaga na faculdade. Ou talvez pessoas cortanto um dedo fora para conseguir mais facilmente um emprego ou, quem sabe, se tornar presidente deste país!!!

3 comentários:

Priscila disse...

É uma vergonha mesmo. Tais medidas só aumentam mais as diferenças entre as raças...

KELLY SGARBI disse...

Eu também não sou a favor da cota para negros. deveria sim, existir cota para POBRES, sejam eles negros, branscos, amarelos, verdinhos... As pessoas sem condições é que deveriam ter acesso mais facilitado e não limitar à cor do indivíduo.

André C. Guglielmeli disse...

Rapaaaz...eu pensava da mesma forma, mas de um tempo pra cá eu andei pensando melhor, não é de toda errada a cota para negros não, veja bem, imagine toda a população de negros no brasil a 150 anos atrás (2 a 3 gerações)com rarissimas exceções eram todos escravos, chega um belo dia, todos são libertados, beleeeza, maravilha, e aí, que vamos fazer agora??? não tinham salário, não tinham estrutura nenhuma, qual foi a saída? se marginalizar, eles tinham de sobreviver, não é atoa que a maioria da classe baixa é negra ou mestiça, os caras foram abandonados sem a mínima estrutura, a Deus dará, será que em 4 gerações dá pra consertar um estrago desses?, e quanto a baixar o nível do ensino, não é bem assim, existe a cota sim, mas mesmo assim ele precisa PASSAR no vestibular, as provas são idênticas, ele apenas tem um numero maior de vagas ofertados...bem, no geral essa é a minha opinião...=p...

Só a titulo de informação, tb trabalho com automação Industrial, sugere algum blog, algum site maneiro?