terça-feira, 21 de agosto de 2012

"Democracia" no Brasil


Como nós brasileiros podemos nos iludir ao pensar que vivemos em uma democracia?

Se democracia significa assinar uma carta em branco para os políticos eleitos, então sim! Podemos dizer que vivemos em uma democracia.

Uma vez eleito, o político pode fazer o que quiser. Ele pode inventar novas taxas, novos impostos, novas leis, etc. Porque para aprová-las ele só precisa do consentimento dos demais políticos eleitos.

O povo não faz nada. Só reclama com os amigos e parentes. No máximo posta um protesto no facebook e pronto! Está desabafado!

O povo não faz nada porque não tem tempo para essas coisas. O povo precisa trabalhar porque teme não conseguir pagar suas dívidas, seus impostos. Se protestar significa perder alguns dias de trabalho para participar de uma passeata, esqueça! E se eu perder meu emprego? A situação está difícil, posso não conseguir outro!

Vivemos em uma "democracia" que consiste em um regime totalmente fechado. Os políticos vivem em um mundo completamente diferente. Eles não tem a mesma obrigação que o povo, não frequentam os mesmos hospitais, as mesmas escolas, os mesmos meios de transporte. Eles não se submetem aos mesmos tribunais e aos mesmos juízes.

Como mudar isso? Aí vai a notícia ruim: Não tem jeito! Somente uma desgraça enorme, como uma guerra ou um terremoto de larga escala que transformasse esse país em uma terra de ninguém é que causaria uma reconstrução do sistema. Como o Brasil não sofre com catástrofes naturais e não é alvo de guerra, então esqueçam! Estamos fadados a esse regime "democrático".

Não adianta viver a ilusão de que é o povo que elege seus políticos e, portanto, está na mão do povo mudar o seu país. Isso é pura bobagem. O povo não é educado para saber como votar. Pense bem! Você que está lendo esse texto, tente buscar na memória quando foi que você teve na escola, colégio, faculdade alguma instrução de como votar. Ademais, a maioria que elege alguém é aquela que não teve estudo.

A nossa "democracia" condiciona o povo a eleger certos candidatos.
A nossa "democracia" impõe horário político obrigatório.
A nossa "democracia" disponibiliza 8 minutos de propaganda para um candidato e menos de 1 minuto para outros.

Vocês acreditam que algum dia algum candidato que tem menos de um minuto no horário político será eleito? Óbvio que não! Todos sabemos disso!

O que é mais impressionante é que todos sabem disso, mas mesmo assim, existem dezenas de partidos políticos que gastam dinheiro público para fazer campanhas inúteis. Eles deitam e rolam porque passam anos na mamata, vivendo de campanhas ridículas. O Lula sabe melhor do que ninguém. Como será que ele sobreviveu durante todas as décadas que ele passou perdendo eleições?

Bem, continuarei fazendo a minha parte. Continuarei votando nulo. Não só porque não acredito nos candidatos, mas principalmente porque não acredito no sistema democrático brasileiro!

Um comentário:

Florian disse...

Bom dia,
Li com atenção seu texto, concordo com quase tudo, sim quase tudo pois eu acho que tem um jeito, mais por isso temos que pensar em outras formas de democracias. Na verdade, temos que pensar numa democracia que seja realmente uma democracia.
Temos sobretudo que dar o real sentido as coisas, chamar as coisas pelo verdadeiro nome delas. Olha so, a democracia, hoje em dia, nao é uma democracia, mas sim uma oligarquia. Democracia quer dizer o poder do povo, oligarquia é o poder dos melhores. Nosso votamos, nos escolhemos uma pessoa que achamos ser a melhor pelo bem comun, e como você disse, essa pessoa ha todos os poderes no tempo do mandato dela. Então o povo nao exerce o poder mas sim, os "melhores" que escolhemos. Não vivemos numa democracia mas sim numa oligarquia, no melhor dos casos se prefere chama lo assim, um governo representativo. Nao somos cidadãos mas sim somente eleitores. O cidadão vota as leism o eleitor apenas escolhe que tera o poder durante os anos seguintes. E pior ainda, ele nao escolhe a pessoa que quiser mas apenas um chefe de partido politico cuja o eleitor nao escolheu.
Eles chamam aqueles sistemo de deçocracia por nos cunfundir e nos impedir ver que vivemos no strito oposto do que é a democracia.
Soluçaos existem, essas ideias nao sao minhas entao nao saberei explica las com tudq claridade que é preciso. Mas te convido com tudas minhas forças em ver este video que traduzi da minha linguam o frances, para o portugues, desse pensador frances quem, eu creio, te interresará. So é colocar os subtitulos portugueses.

http://www.youtube.com/watch?v=YaX0DWZ0zhg

Sao vinte minutos, por favor, olha só