segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Papai-Noel versus Jesus Cristo

Ontem, durante a missa de domingo, o padre da igreja que frequento não se conteve e abandonou a homilia tradicional. Ao invés do sermão rotineiro ele preferiu falar sobre o mal causado pelo Papai Noel. Ele lembrou aos presentes qual é o verdadeiro significado do Natal.

Vocês sabem por que o dia 25 de Dezembro é considerado feriado? Ah, é fácil! É porque neste dia é comemorado o Natal!!!

Muito bem! Mas, o que é o Natal? Ah, também é fácil!! É o dia em que trocamos presentes; é o dia que é simbolizado pelo Papai Noel e pela árvore de Natal!!

ERRADO! MUITO ERRADO!!

O Natal é o dia em que se comemora o nascimento de Jesus. Lembram dele? Aquele que deu a vida para nos salvar? Pois é! Ele mesmo!
Neste dia temos o hábito de trocar presentes que simbolizam os presentes dados a Jesus.

Mas, espera um pouco! E o Papai Noel? E a árvore de Natal?

Amigos, para aqueles que não sabem, o Papai Noel e a árvore de Natal são criações de Marketing, criados para alavancar o comércio e aumentar as vendas no final do ano. Sabem quem os criou? Foi a coca-cola. Podem acreditar! Pesquisem! Mais uma inventação americana.

Infelizmente, com o passar dos anos, a sociedade banalizou a figura de Jesus Cristo e a trocou pela figura do Papai Noel. Hoje, a maioria das crianças não sabem quem é Jesus Cristo e esperam o Papai Noel chegar na noite de Natal. Chega a ser hilário. Uma criança esperando um presente de um ser que não existe e nunca existiu que chegará dirigindo um treno que voa, puxado por renas amestradas. Este ser então descerá por uma chaminé que não existe na casa dessa criança e deixará o presente embaixo da árvore de natal artificial decorada com neve que nunca caiu neste país.

Realmente este mundo está cada vez mais perdido. Sinceramente, não condeno as figuras do Papai Noel e da árvore de Natal. Afinal, eles sempre estiveram presentes na minha infância. Mas, agradeço a meus pais por me ensinarem o verdadeiro significado do Natal e nunca permitir que Jesus Cristo fosse trocado pelo Papai Noel.
Até hoje montamos nossa árvore de Natal e trocamos presentes na noite de Natal.
Mas se você que está lendo este blog chegar em minha casa à meia-noite do dia 24 de Dezembro irá encontrar uma família rezando de joelhos diante da figura de Jesus Cristo, agradecendo todas as graças alcançadas. Verá uma família que começará a ceia de Natal somente após a oração e começará a troca de presentes apenas de madrugada, mostrando mais uma vez que Jesus Cristo sempre deve vir em primeiro lugar.
E se você quiser me encontrar no dia 06 de Janeiro, irá me encontrar comemorando o dia de Reis na casa da minha querida tia Odete. Para aqueles que não sabem o dia 6 de janeiro é o dias dos reis magos. Baltazar, Belchior e Gaspar.
Mas se as crianças de hoje não sabem quem é Jesus Cristo seria pedir demais que saibam algo a respeito dos reis magos.
Precisamos mudar isto!

Um comentário:

Kandy disse...

Gostei desse seu post. Muito bem argumentado. Eu concordo, embora tenha um carinho todo especial pelo Papai Noel. Eu até escrevia cartas para ele. Bom, eu escrevia cartas para todo mundo, né?! rs