quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Radares Fotográficos estão cumprindo o seu papel?

Diariamente dirigindo pelas ruas de São Paulo passo por diversos radares fotográficos e, observando o comportamentos dos veículos que passam por um radar, cheguei a conclusão que esses equipamentos não estão cumprindo os seus papéis.

Basicamente existem dois tipos de motoristas: O primeiro é aquele comportado que obedece a sinalização. O segundo é aquele doido que está sempre acima da velocidade permitida. Infelizmente a CET não faz nenhuma pesquisa sobre o perfil do motorista que é multado, mas eu posso apostar que a maioria das multas são aplicadas aos motoristas de perfil comportado.

O motorista comportado, por andar sempre na linha, não tem o hábito de se preocupar com os radares; ele simplesmente dirige na velocidade permitida. Com isso, durante a viagem, é preciso apenas uma pequena distração para este tipo de motorista ser multado. Quantos casos já ouvimos falar de pessoas que foram multadas porque estavam andando a 55Km/h em uma via de 50Km/h. Isto é pura distração.

Já o motorista doido está constantemente preocupado com os radares. Este tipo de motorista já decorou a posição de todos os radares, já tem algum dispositivo no carro para avisá-lo da presença de um radar e sempre diminui a velocidade do veículo ao se aproximar de um radar evitando assim ser multado.

Assim o motorista comportado recebe uma multa, fica indignado, mas paga porque tem a índole boa. Já o motorista doido, quando finalmente é multado, inventa uma história, recorre e acaba não pagando a multa, pois não tem uma índole boa.

Aí surge a pergunta título deste tópico: Os radares fotográficos estão cumprindo o seu papel?
Acredito que não, pois eles não estão punindo os que merecem e não estão controlando a velocidade da via. Eles estão funcionando como se fossem lombadas eletrônicas, pois só controla aquele ponto da via.

Acredito que seria mais eficiente aplicar a multa através de câmeras de vídeo. A Anchieta, por exemplo, possui câmeras de vídeo onde é possível identificar aqueles veículos que estão acima da velocidade. A própria imagem da câmera seria a prova necessária para a multa e, dessa maneira, a via inteira estaria sendo controlada.

Agora, aproveitando o tópico, gostaria de deixar claro a todos os motoristas que um radar fotográfico, regulado para via com velocidade permitida de 60Km/h, só multará os veículos que ultrapassarem tal velocidade. Então, se o veículo passar a 59Km/h ou a 30Km/h ele NÃO será multado. Portanto, parem de reduzir tanto a velocidade quando chegam perto do radar. Fico irritado quando vejo um veículo que está andando a 55Km/h reduzir para 30Km/h quando avista o tal radar.

2 comentários:

Kandy disse...

O duro é ser multado por um marronzinho que "viu" você cometer uma infração que você NÃO cometeu. Isso é pior que radar. E a injustiça é sempre cara.

Anônimo disse...

Na minha cidade olha que engraçado. Existe uma Lei municipal que "impede" os marronzinhos a multarem sem antes dvertir e parar o motorista...
Melhor, a maioria cumpre isso pra ter seu salário assegurado no final do mês.
Aqui na minha cidade, se você for multado e vier a reclamar, daí o chefe dos marronzinhos deixa ele de gancho sem poder fazer horas extras..
Tudo em prol do ano eleitoral que se aproxima.
Justo né?