quinta-feira, 12 de junho de 2014

Chegou a hora da copa no Brasil!

Oito anos se passaram desde o sorteio do Brasil para sediar a vigésima copa do mundo de futebol da FIFA.
Há oito anos atrás assistimos um razoável grupo de políticos comemorarem calorosamente o resultado do sorteio (hoje sabemos o porquê de tanta comemoração).
Os otimistas logo se manifestaram, dizendo que essa era a grande oportunidade para a mudança tão esperada do Brasil. Já os céticos profetizaram: "Xii! Vai haver muito desvio de dinheiro público. Vão deixar tudo para a última hora para pedir mais dinheiro".
E oito anos se passaram e mais uma vez os céticos estavam certos. Obras inacabadas por toda a parte, promessas não cumpridas, gastos astronômicos de dinheiro público. As olímpiadas já estão no mesmo caminho.

Agora, cá entre nós, alguém realmente está surpreso com isso?

A copa chegou e daqui um mês terá ido embora. Ficarão as obras inacabadas, as revoltas pelos gastos astronômicos e principalmente a vergonha perante o mundo.
Um mundo que até então conhecia o Brasil apenas pela existência do Pelé, da Carmem Miranda e do carnaval, mas hoje o conhece também pela ineficiência, incompetência, desorganização e corrupção.

A grande maioria diz que o maior problema do Brasil é a educação, mas na realidade é a falta de cultura.
Definitivamente o Brasil é uma nação sem cultura. Digo isso porque o ato de deixar as coisas para última hora, os famosos "jeitinho brasileiro" e "levar vantagem em tudo" e a passividade excessiva do povo não podem ser considerados como uma cultura, e sim a falta dela.

A grande maioria diz que o Brasil é o país da corrupção, mas para mim, antes disso, é o país da hipocrisia!

O brasileiro reclama da corrupção, mas é o primeiro a se corromper. O famoso "levar vantagem em tudo" faz parte do dia a dia brasileiro. O brasileiro "molha" a mão do policial para se livrar de uma multa merecida, arranja notas frias para sonegar imposto, suborno funcionários públicos para agilizarem seus processos, etc.
O brasileiro reclama do sistema de saúde, mas em qualquer campanha que surge, embolsa medicamentos do governo, além de denegrir o pouco patrimônio que existe.
O brasileiro reclama da falta de emprego, mas não quer trabalhar 40 horas por semana porque acha muito. Sem falar que adora um feriado prolongado. Faz corpo mole durante 8 horas para fazer hora extra e ganhar o seu extra.
O brasileiro reclama da falta de educação, mas joga lixo na rua, atravessa fora da faixa, não respeita fila, faz rolezinho e adora quebrar tudo por qualquer motivo.
O brasileiro reclama da falta de transporte público, mas põe fogo nos ônibus diariamente.
O brasileiro reclama da falta de segurança e da polícia, mas embolsa um troco de 10 centavos que o caixa se enganou, não devolve objetos encontrados, não respeita pedestres, compra ingresso de cambista, etc.
O brasileiro reclama dos preços das coisas, mas compra assim mesmo. Reclama que o carro no Brasil é o mais caro do mundo, mas adora fazer uma dívida para comprá-los.
O brasileiro reclama dos políticos, mas não tem coragem de se tornar um para resolver os problemas.
O brasileiro reclama, reclama, reclama e só reclama, mas não faz nada! 

Recentemente, o brasileiro pegou gosto por manifestações. Qualquer coisa é motivo de manifestação. 
Começou com uma desculpa de 20 centavos na tarifa do ônibus e agora diariamente existem várias manifestações diária por alguma coisa que ninguém sabe direito porque.
As manifestações já perderam a credibilidade. Há forte indício que as manifestações são todas jogadas políticas. Brigas de bastidores entre partidos e facções criminosas. Quantos que você conhece que foi para as ruas se manifestar por alguma coisa? Eu particularmente não conheço ninguém.
Ainda assim, todos sabemos que essas manifestações não resultarão em nada. Os alvos das manifestações estão em suas fortalezas, em seus tronos e não sofrem nenhum impacto com isso. O único que sofre é o próprio povo.
Interdições de ruas, greves nos transportes públicos e quebra-quebra de patrimônio público só dão dor de cabeça aos trabalhadores. Os poderosos dão risadas em suas mansões.

Querem mais prova de hipocrisia? Ouçam o último discurso da Dilma!

O resultado disso tudo é que hoje vivemos num país onde a única certeza que temos é o da corrupção e hipocrisia. Não confiamos em mais nada. Não sabemos se as urnas são manipuladas, se as manifestações são manipuladas, se a mídia é manipulada, etc, etc e tal. Não sabemos nem se a copa do mundo é comprada...

A tendência é só piorar. O tempo vai passando e os desvios de dinheiro e a ineficência dos governos só aumentarão. Estamos cada vez mais presos nessa malha e é impossível acabar com ela.
Ou voce se conforma, ignora tudo e continua tocando a vida ou se revolta e deixa o país, pois ter esperança de que algum dia isso aqui vai mudar é pura utopia. A parte triste disso tudo é que este Brasil tem quase todos os recursos necessários para ser uma grande potência mundial, só nos falta gente decente.

Hoje tenho a certeza de que sempre será assim neste país chamado Brasil.